Coletivo "Nós, as poetas!"

Somos "Nós, as poetas!", um coletivo de mulheres escritoras. Não poetisas, um termo pejorativo que diminui e inferioriza a literatura produzida por nós, mulheres. Somos poetas e não respeitamos as normas da gramática. Somos das ruas, coloquiais ou cultas quando quisermos. Somos marginais.

Em 2016, na cidade do Rio de Janeiro, nos unimos para a construção de atividades e publicações com protagonismo de mulheres, levando em consideração nossas pluralidades marginais. A partir de nossos encontros, reverberamos o potencial revolucionário de toda forma de expressão artística, acreditando no papel transformador das construções coletivas.


Nas ruas, entradas de museus, praças, eventos e esquinas da vida nós, poetas, brotamos. Artista transpondo a si mesmas, se colocando como protagonistas de suas vidas numa sociedade, machista, racista, patriarcal, LGBTfóbica e eurocêntrica, mesmo na América Latina.

Com canetas, lutamos para que nossa escrita seja respeitada e reconhecida nas ruas, editoras, na academia e tantas outras formas de reconhecimentos para a escrita.  Como bem denunciou Virginia Woolf, por muito tempo “anônimos” fomos nós, mulheres poetas. Tantos anos depois, permanecemos à margem de um padrão que prioriza o padrão masculino e estamos em luta!

Nossa história:

A trajetória do Coletivo Nós, as Poetas! começou em 2016, no Rio de Janeiro, quando poetas vendendo zines nas ruas tiveram a iniciativa de produzir uma publicação coletiva: o primeiro jornalzine, com o temática Mulher, que saiu no mesmo ano. Seguido da segunda edição, Erótica, em 2018 e das zines em Diálogos com a Saúde Pública, em parceria com Escola Nacional de Saúde (ENSP-FIOCRUZ) no ano de 2020.

O grupo também participou da programação do Festival Mulheres do Mundo - WOW, Sarau Latino-Americano Feminista, eventos do SESC-RJ, FIOCRUZ, Clube Melissa, Casa Pulsa Ipanema, Mulherartes, Cine Taquara, Facção Feminista Cineclube, FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty, entre outros.

Atualmente o coletivo tem bases no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Rio Grande do Sul.

Em novembro de 2020, o Nós, as Poetas! lançou sua terceira publicação temática, desta vez em dimensões maiores e 60 páginas: a Edição Especial em Combate à Violência de Gênero. A primeira tiragem foi impressa com o apoio da ENSP-FIOCRUZ, e distribuída entre as autoras e colaboradoras da edição, iniciativas parceiras e representantes do combate à violência de gênero que inspiraram a publicação.

 

WOW- 2018.jpg
melissa.png